O PIS e a Cofins estão entre os tributos mais onerosos para as empresas e se não bastasse a elevada carga tributária, é também um dos tributos mais complexos e discutidos do nosso sistema tributário.
Exclusão do ICMS, definição de insumos e créditos sobre produtos monofásicos são apenas alguns exemplos dessas discussões, que podem envolver tanto riscos quanto oportunidades para as empresas!
Neste curso, além de conhecer as regras básicas de apuração do PIS e da Cofins nos regimes cumulativos e não cumulativos, você entenderá como funciona a incidência monofásica, a substituição tributária, PIS e a Cofins da importação e ainda o PIS-Folha. Adquira conhecimento necessário para realizar revisões tributárias, apuração de créditos e conhecer as principais teses tributárias que envolvem esses tributos.
Demonstrar o cálculo do PIS e da Cofins, tanto no regime cumulativo quanto não cumulativo;
Desvendaremos a tese da exclusão do ICMS e seus desdobramentos;
Aprenda na prática como fazer uma revisão de créditos e identificar oportunidades tributárias;
Vamos apresentar a nova definição de insumos e as oportunidades que ela traz;
Saiba como recuperar créditos dos últimos 5 anos.
Nosso time de professores!
Contadora, especialista em Contabilidade e Direito Tributário. Mestranda em Contabilidade pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC. Consultora Contábil e Tributária nas áreas de Imposto de Renda PF, PJ e outros Impostos e Contribuições Federais e palestrante convidada do CRC/SC para o Projeto Educação Continuada. Professora de Pós-Graduação no MBA Contabilidade, Compliance e Direito Tributário pela BSSP Centro Educacional.
Atua há 20 anos com PIS e COFINS, tendo sido autor de diversos livros sobre o assunto, como “PIS e COFINS na Prática”, “Manual do PIS e da COFINS” e “Definição de Insumos”. Também é professor do tema em treinamentos e cursos de pós-graduação, além de pesquisador e avaliador de artigos para Revistas e Congressos Científicos. É Advogado, Mestre em Ciências Contábeis e Doutorando em Ciências da Informação.
Empresário do setor Contábil, Especialista em Tributos Indiretos. Pós-graduado em Planejamento Tributário; Direito e Processo Tributário; Direito Corporativo e Compliance; Direito Constitucional e Administrativo. Professor universitário, Autor de diversos artigos tributários, Coautor do livro Contabilização de Operações para Empresas Industriais e Equiparadas.
Diferenciais do curso
1. NOÇÕES GERAIS
Constituição Federal
Receitas tributáveis e discussões
Exclusão do ICMS
2. REGIME CUMULATIVO
Fato Gerador
Base de Cálculo
3. REGIME NÃO CUMULATIVO E CRÉDITOS
Fato Gerador
Base de Cálculo
Alcance da não cumulatividade
Créditos na atividade industrial, comercial e na prestação de serviços
Insumos e a nova definição do STJ
Estratégias para aproveitamento de créditos
Como aproveitar créditos extemporâneos
4. PIS-IMPORTAÇÃO E COFINS-IMPORTAÇÃO
Fato Gerador
Base de Cálculo e Alíquotas
Créditos
5. ALÍQUOTAS E FORMAS DIFERENCIADAS
Benefícios fiscais
Incidência monofásica
Substituição tributária
Simples Nacional
Assim que o pagamento for confirmado pela instituição financeira, você recebe, via e-mail, o link para acessar o Portal do Aluno.
Caso não encontre o e-mail em sua caixa de entrada, recomendamos verificar a pasta de spam e lixo eletrônico.
Este é um Curso Livre de educação continuada não formal voltado para capacitação, aperfeiçoamento, especialização e atualização em conformidade com a legislação educacional brasileira de acordo com o DECRETO n° 5.154.
O curso possui 13 vídeoaulas e ficará disponível por doze meses após a matrícula. Você pode concluir o curso na velocidade que desejar, através do seu computador, laptop, tablet ou celular.
Mesmo que conclua o curso antes do prazo de três meses, as aulas continuarão disponíveis por doze meses
Caso você não tenha conseguido concluir o curso dentro do período determinado será necessário efetuar uma nova matrícula.
VIDEOAULAS
O curso entrega conhecimentos didáticos de forma prática e objetiva através de 13 vídeoaulas
MATERIAL DE APOIO
O Material de Apoio é acessado através da plataforma EAD
12 MESES DE ACESSO
12 meses de acesso para assistir as vídeoaulas quantas vezes forem necessárias
CERTIFICADO
Ao concluir o curso, o aluno receberá o Certificado de Conclusão com Carga Horária de 20 horas
® Todos os direitos reservados.